2.2.09

Vinci, de Leonardo e beleza!


No coração da Toscana, entre as províncias de Florença e Pistoia, imersa no verde da colina de Montalbano e rodeada de vinhas e oliveiras está Vinci. O castelo de Vinci foi fundado pelo conte Guidi por volta do ano 1000.



Percorrendo entre as oliveiras, conhecida como "estrada verde" ou estrada panoramica, indo na direção de Anchiano (lê-se Anquiano) encontramos a casa natal de Leonardo. Uma casa rural quatrocentesca transformada em um pequeno museo onde atesta que Leonardo nascem em 15 abril de 1452 e onde voltou a morar com os irmãos no inicio do ano 1500 quando então se dedicava a estudos e projetos ao redor da cidadezinha. Assim ficou conhecido como Leonardo da Vinci, ou seja, nascido ou vindo de Vinci.
Leonardo é considerado um dos grandes gênios do Renascimento; se dedicou a pinturas, manuscritos e desenhos. Os quadros mais famosos são a Gioconda (conhecido como Mona Lisa) e A Ceia ou o Cenáculo (onde Cristo anuncia ter um traidor entre os presentes, demorou 3 anos para ser feita) .



Baseada na célebre passagem do arquiteto romano Vitruvius, o desenho do Homem Vitruviano (1492) mostra as proporções da forma humana, em que Leonardo expõe como a figura humana deitada de barriga para cima com as mãos e pernas abertas poderia ser rodeada tendo o umbigo como centro do círculo.

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã". Leonardo da Vinci

Um comentário:

Unknown disse...

Anne

Tambem to com muitas saudades! To indo ao Brasil no domingo e volto em maio... e ai a gente marca alguma coisa!

E uma vergonha, mas vc sabe que eu nao conheço Vinci?

Um beijo grande e fique com Deus