7.10.08

Os códigos e as agendas





Quem, com mais de 25 anos, nunca teve um diário ou agenda quando adolescente?

Todo ano recebíamos uma agenda no colégio onde eu estudava, ali deveriamos escrever datas das provas e apuntamentos escolásticos.

Mas apenas recebíamos a agenda, pedíamos aos colegas de classe que colocassem endereço e telefone. Depois disso, passávamos horas a enfeitá-la com recortes de revista em modo a deixar a agenda única, criativa e divertida. A agenda era a nossa identidade, falava de nós sem nem mesmo precisar escrever algo! Colorida, com letrinhas, flores, corações e beijos de batom.

Um bilhetinho, papel de chocolate, embrulho da bala Kiss com frases, bilhete do cinema, ingresso de um show... TUDO, repito TUDO ia parar ali dentro da agenda; que no final das contas não fechava de tão cheia dos entulhos inúteis que colocavamos dentro!
Era fantástico folhear a agenda das outras amigas, ler o que elas tinham escrito e copiar idéias. Colar as iniciais do nosso nome e do nome do "amore" - que quase sempre era platônico, por isso a agenda era um segredo e nenhum garoto podia tocar!!!

Que engraçado... enchiamos de coraçãozinho e declarção de amor mas o dito cujo, o direto interessado não podia ver tudo aquilo!!! A que finalidade passar horas folheando e recortando revistas, colando as páginas e enfeitando a agenda? Para mostrar às amigas ora bolas!

E os códigos???? Meu Deus!!! Inventávamos códigos, apelidos, coisinhas e tal. Eu perdia horas inventando códigos, anotava em um papel e escondia bem escondidinho. Tão escondidinho que acabava não encontrando mais. Conclusão, um monte de agendas, cheias de segredos pois no final das contas não lembrava o significado dos códigos e das coisas que tinha escrito!!! Que bobinha.

Dentro de cada agenda tudo sobre meus dias, meus sentimentos, meus dramas, os amores platônicos, as ilusões e meus sonhos. Descrevia cada passo meu, às vezes até certos diálogos. Escrevia frases, versos, parte de alguma música. E esperava de um dia publicar os segredos da minha agenda, contar minha vida, minha adolescência!

Guardo até hoje as agendas daquela período da minha vida, de vez em quando folheio uma delas e relembro com carinho e nostalgia tantos momentos belos.

O tempo passou e no lugar da agenda cheia de colagens temos o Blog. Manter segredo e inventar códigos fica mais difícil, visto que os blogs geralmente são públicos. Mas é divertido do mesmo jeito, embora fosse muito mais divertido folhear revistas velhas e encher a agenda de bobagens descartáveis!!!
Bons tempos!
=)
.

Nenhum comentário: