11.5.10

O tempo e o espaço de cada um

.
Toda relação, seja no inicio ou no fim, tem o seu próprio tempo, a sua cronologia dos fatos... E toda relação tem um espaço todo seu, onde acontecem os fatos. Um espaço que às vezes é dividido com o outro, outras vezes está dentro de nós. É o espaço que limita a relação, que diz quão impotante ela é; um espaçõ que pode crescer com o tempo ou desaparecer. Tempo este que pode jogar a teu favor se você souber usá-lo bem, caso contrário pode pôr tudo a perder.


É preciso respeitar o tempo de cada um, por mais difícil que seja. É preciso compreender que embora muitas vezes pareça que sim... nós não somos todos iguais! Na nossa semelhança há tanta diferença, bastar prestar um pouco mais de atenção. E é ali que está o segredo de tudo... perceber o que é real, não o que queremos seja real.

Muitas vezes a excitação em ter encontrado alguém faz com que a razão pare de funcionar e dê lugar àquelas borboletinhas que ficam brincando dentro do nosso estômago causando calafrios e sospiros. ...E deitar na cama e ficar pensando, sonhando de olhos abertos, desejando e imaginando... Deixando que a paixão amplie a dimensão real da coisas e começa então a idealização do outro, da relação que ainda não sabemos se existe. Flutuar! Que deliciosa sensação!

Muitas pessoas acham que paixão deve durar para sempre, idealizam o amor como dias apaixonados e intensos para sempre. Com o passar do tempo esta intensidade vai diminuindo e se transformando em algo sereno e calmo, o que pode causar frustração a algumas pessoas. Mas isso não vem ao caso agora, eu queria mesmo falar sobre esta expectativa de algo... algo que ainda não foi definido como relação e que por isso nos deixa inseguras, sem saber como agir.

Quanto tempo e espaço é preciso? Seria fácil se soubessemos a resposta para tudo! Cada um tem seu tempo, depende do caráter ou do período em que está passando em sua vida. O que eu acho é que este tempo e este espaço devem ser respeitados! Há quem vai com toda sede ao pote, mas há também quem precisa caminhar com cautela. Nem sempre o teu tempo vai coincidir com o dele... O importante aqui é saber como resolver este impasse cronológico.

Geralmente o homem precisa de mais tempo que as mulheres, muitas vezes a pressa pode intimidar o teu homem pois "eles precisam regular o quanto se aproximam" (Homens de Marte Mulheres de Venus). Além do mais eles precisam sentir que a decisão do tempo e do espaço está nas mãos... Deles!

Acho importante no início usar este tempo juntos para conhecer um ao outro, contar pequenas coisas, criar e preencer um espaço que será só de vocês. Mas aos poucos, sem revelar segredos e medos logo na primeira vez, pois assim acaba o encanto! Deve ser como semear uma plantinha, a cada dia crescer um pouco, mostrando aos poucos toda a sua beleza até florescer.

Nós sabemos que as mulheres amam falar, nós falamos pelos cotovelos. Gostamos de discutir relação, de contar como foi o dia, desabafar sobre as dores do mundo, contar e relembrar velhas histórias, revelar segredinhos, mostrar ao outro um pouco de si, etc. Ela não quer resposta para tudo, mas somente falar, colocar para fora, desabafar, dividir... poder falar com alguém alivia o peso dos problemas; mas ele não entende isso e acha que você o vê como o salvador, aquele que vai resolver teus problemas, carregar o teu peso para que você se sinta mais leve. Ai tudo se complica... fica difícil compreender um ao outro. Eis que reina o silêncio... aquele silêncio absoluto de um momento onde nenhum dos dois sabe o que fazer, silêncio que pode durar horas mas também dias... O tempo não passa, o espaço então parece pequeno demais para ele e grande demais para você. Talvez ele não diga nada simplismente porque não há nada a dizer, ou talvez não saiba o que dizer, ou quem sabe na verdade ele não saiba como dizer e cabe a você interpretar o seu silêncio; tarefa nada fácil. Mas é preciso paciência para ver as coisas com clareza, não se deve atropelar o tempo!

Porém, não somos mais crianças e nem adolescentes. Somos mulheres maduras, inteligentes e independentes... mais que isso, determinadas. Mulheres que sabem o que querem, que não estão dispostas a esperar a vida toda por um homem indeciso e inseguro; mulheres que não fazem rodeios, mas estremecem a base de qualquer homem quando vão direto ao ponto:
- Gostei de voce, estou bem ao teu lado. Vai dar ou desce? (Claro, melhor talvez com um pouco mais de sutileza!)

Se ele encarar, bom sinal. Isso é sintonia!!! Vocês estão dividindo o mesmo tempo e espaço. Mas se ele resolver descer... não é o fim do mundo, aliás é quase ótimo! Bom para você que vai estar livre para encontrar alguém bem mais interessante!

A pessoa que lhe diz “não” está lhe oferecendo uma oportunidade que você ainda não conhece. (Lee L. Jampolsky do livro “Atitude para ser feliz”).
.

Um comentário:

Dentro da Bota disse...

Otimo post...muito interessante!!!
Tanti saluti!
Gi, Roma