13.9.10

Minha vida de cão!

.


Há dois meses ele começou a fazer parte da nossa vida, era tão pequeno e adorável que era impossível não se apaixonar! Desde então nossos dias passaram a ser dedicados a ele! Era um aprendizado recíproco, nós a compreender a sua lingua e ele a conviver com a gente. O nosso Breton, um cachorrinho lindo e tremendo, é obediente, alegre e brincalhão!

Mas como ensiná-lo a comportar-se bem? A ser social, a estar sozinho, a fazer pipi fora de casa, a não ficar pedindo comida quando estamos na mesa, a não pular na cama, etc. Pesquisei vários sites e li dois livrinhos gratuitos que encontrei no veterinário. Queria que meu cãozinho fosse educado sem sofrer traumas ou perder a alegria de jogar. Muitas vezes somos nós os responsáveis pelo mau comportamento do nosso cão...

Um amigo nosso tem um cachorro há 3 anos. Nos primeiros meses, quando ainda filhote e os donos ainda excitados, era permitido que o cachorro entrasse em casa passando o tempo brincando com eles. Logo que a novidade passou, o cachorrinho ganhou uma casinha nova e vive no cercadinho de 10m² nos fundos do jardim e não sai dali nem para dar uma voltinha!!! Nada mais de jogar com os donos, nada de correr livre pelo campo... é um animal. É triste!!!

Já a minha sogra tem 2 fêmeas, imaginem que a mais velha tem 19 anos! Acreditamos que ela nunca vai morrer! A mais nova tem 3 anos e é tratada como uma rainha! Todas as duas sempre tiveram tudo do bom e do melhor, mas a caçula é o centro das atenções, recebendo tratamento especial - exemplos: quando ainda filhote, meu sogro se divertia dando tudo para a cachorrinha experimentar e foi assim que ela ficou viciada em café. Quando tomamos café temos que dar o copo (se for de plástico) para ela lamber!! E não para por ai... sendo muito mimada, quando sentamos na mesa para comer ela também tem seu lugar! Senta com minha sogra, que fica na beirada da cadeira para dar lugar à sua "bambina". Sem falar que ela dorme na cama junto com eles, exatamente no meio!!! É um absurdo!!

Bem, nem tanto ao céu nem tanto á terra!! Não querendo que meu filhote fosse esquecido em um canto nem que dormisse na cama entre meu marido e eu... procurei me informar sobre como fazer para crescer bem meu cachorrinho. Ainda estamos aprendendo um com o outro, mas não podemos nos lamentar! Ontem fomos na praia e ele se comportou muito bem para os seus 4 meses!! Levamos ele a todo lugar sem algum problema e nos divertimos sempre! Nosso filhote trouxe alegria aos nossos dias!!

Pesquisando na internet descobri algumas dicas para quem quer educar o seu filhote sem deixar de dar muito amor!

- lembre-se que teu cãozinho é ainda um filhote, dorme bastante e tem muito a aprender, mas sem correria!
- o cachorro não é um ser humano e não possui as mesmas capacidades intelectuais e emotivas do homem;
- o cachorro não é uma máquina sem sentimentos e tem características comportamentais e métodos de comunicação diferentes das nossas;
- mostre ao seu filhote desde o inicio que você é o lider, o "capo branco";
- IMPORTANTE: lembre-se que recompensar é sempre melhor que punir!! Usar uma motivação positiva é o melhor modo de ensinar, assim ele entende o que você quer sem medo.
- o cão não tem reconhecimento de lapso de tempo, por isso a recompensa tem que ser feita no momento que ele fizer algo correto (como fazer pipi fora de casa ou responder a um comando);
- é preciso paciência quando ele ainda está aprendendo a fazer as necessidades fora de casa; bater ou esfregar o fucinho dele no xixi não ajuda, aliás piora pois este comportamento pode traumatizar o cachorro, ele não entende o motivo do castigo. É melhor recompensá-lo com um biscoitinho ou carinho cada vez que ele fizer as necessidades no lugar certo;
- o cachorro não entende nossa lingua, por isso quando ensinamos um comando a ele é preciso enfatizar bem com um tom de voz convincente e gesticulando.
- você pode ensinar os comandos sem que ele perceba. Cada vez que você notar que ele vai sentar, diga "senta!" E assim por diante com: deita, fica, vem, etc.
- se o cachorro vive em casa, para evitar que ele peça comida na hora das refeições ignore-o completamente! Sei que não é fácil resistir ao seu olhar doce, mas resista! Se o filhote vier perto de você, vire as costas para ele e continue a comer; se latir, fale mais alto e continue ignorando; em momento algum dê comida a ele, nem um pedacinho que seja! É importante que todos na familia façam a mesma coisa, inclusive os amigos que vierem visitar vocês!!! Finalmente quando vocês acabarem a refeição e levantar da mesa, podem dar algo a ele como recompensa.
- quando filhote é aconselhavel que ele faça 3 ou 4 refeições por dia, longe do horário das refeições familiares ou logo depois.
- o cachorro não há necessidade de variar a alimentação, pelo contrário isso pode causar disturbos digestivos;
- é importante examinar o cachorro toda vez que vocês voltarem de um passeio para evitar pulgas, carrapatos, etc. Verifique também as orelhas e as patinhas para ter certeza que não tem algum espinho!

Agora se vocês nos dão licença... está na hora da nossa voltinha!

Leiam mais:

http://www.agilitynews.com.br/br/sistemas/listar_dicas.asp?comando=ver&numero=88

http://vetaltominho.wordpress.com/2008/05/28/como-educar-um-cachorro/

http://www.caocidadao.com.br/dicas_adestramento.php

Espero ter ajudado, bom divertimento!!!

.

Nenhum comentário: