5.3.11

Carnaval gordo

.


Enquanto no Brasil estão todos pelas ruas atrás dos blocos e trios, na Itália o povo vê o carnaval passar com o vento. Literalmente, porque estes dias o vento tem sido forte e gelado!! Mas não pensem que por aqui não tem folia!! Veneza está cheias de turistas e mascarados, um verdadeiro espetáculo!! Outro lugar muito conhecido pelo carnaval de grandes eventos é o de Viareggio, que fica aqui perto mas que eu nunca tive coragem de desembolsar meus euros para ficar no frio e apreciar a festa.

Mas o lance mais interessante da Itália, ou melhor, posso falar da Toscana porque é a região onde vivo; é que por aqui todas os feriados ou datas importantes são regadas de comidas e doces tipicos da data. Engraçado poder observar estas festividades nas prateleiras dos supermercados e mercearias. Para o dia de Reis tem o biscoito da befana, para o carnaval tem as "frittelle' (fritura à base de arroz), para o dia internacional da mulher tem a Mimosa, na Pásqua além dos ovos de chocolate tem a Schiacciata, no Natal tem o pandoro e torrone... enfim, comer comer comer!

Na antiguidade os 4 dias que antecediam a quarta-feira de cinzas eram chamados gordos; onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações. E a Itália mantem esta tradição com gosto e honra! O italiano pensa somente em comer e beber; as datas comemorativas são todas iguais (muda claro a comida que deve ser tipica para cada ocasião), mas basicamente são todos em volta da mesa a "abbuffarsi la pancia" de tanto comer e beber. Nada de música, de bagunça e diversão.

Coisa mais sem vida!!!

.


2 comentários:

ines bachiega disse...

Eu ia me dar bem aí nos feriados, pois adoro comer...KKK, mas não gosto de cozinhar...rs

Allan Robert P. J. disse...

...E, depois, se preocupam em fazer dieta, voltar à forma de vinte anos para o Verão que está chegando.

:)