10.9.09

Costa Azul

31 maio 2009 Sam e eu fizemos um ano de casados e para comemorar resolvemos voltar a visitar a Costa Azul, que é a parte do litoral do sul da França no Mediterraneo, também conhecida como Riviera Francesa, região considerada uma das mais sofisticadas e luxuosas do mundo. No reveillon de 2006/07 nós estivemos ali, nos hospedamos em um modesto hotel que fica em Saint Raphäel/ Frejus - digamos que são duas cidadezinhas que reunidas formam uma.







Frejus é ao mesmo tempo uma cidade medieval e uma estancia balnearia, é muito popular e atrai muitos turistas por suas qualidades culturais, artísticas e pelas praias limpas. Todos os dias pela manhã bem cedo tem o mercado do peixe, todos frescos e alguns ainda vivos.




Com pouco mais de 40km chegamos em Saint-Tropez, badaladissima pelos jovens milhionários e dos astros de Hollywood. Esta antiga vila de pescadores virou ponto turístico depois que nos anos 60 Brigitte Bardot se mudou para lá. É impossivel não ficar de boca aberta ao ver o luxo dos iates que ocupam o porto.



Realmente o mar é estupendo, passear pelo litoral para ir de uma cidade à outra é algo realmente encantador! As casas são verdadeiras mansões, carros de luxo e restaurantes de todos os tipos. Aproveitando que entrei no assunto "cozinha", vou logo dizendo que para mim o forte do francês não é a comida! Mas enfim...




Um lugar que Sam e eu gostamos muito de conhecer foi Sain't Maxime, um lugarejo com pouco mais de 11 mil habitantes e fica no caminho entre Sain't Raphäel e Sain't Tropez. Pequena e charmosa, aproveitamos para passear pelas ruas estreitas e observar a cidade toda iluminada!



Mas preciso confessar que fiquei apaixonada mesmo foi por Antibes!!! Ao retorno para casa fizemos a estrada litorânea para podermos apreciar a paesagem e conhecermos ainda que de passagem outras cidades como Nizza, Cannes, Principado de Monaco e Antibes. Era hora do almoço e resolvemos parar nesta ultima para "colocar algo na barriga". O meu encanto foi imediato!!! Situada entre Cannes e Nizza na região chamada Alpes-Maritimes foi fundada no sec V a.c. pelos Fenícios.


Por ser uma cidade alegre, colorida e vivaz Antibes recebe muitos turistas e nos ultimos 150 anos muitos pintores escolheram passar um tempo ali para retratar as suas lindas paesagens e a sua luz incomparável - como Pablo Picasso, Claudio Monet e Paul Signac. Victor Hugo disse sobre Antibes: "aqui tudo esplende, tudo floresce e tudo canta."




















Um comentário:

Gigi disse...

que beleza, amiga!
aproveita pra viajar muito!!
bjos