18.9.09

Falando com as mãos...

Quantas coisas podemos dizer sem precisar falar?

Lembro quando eu era adolescente e já morava em Juiz de Fora, lá na rua Delfim Moreira, tinha uma escola para pessoas com deficiência auditiva... toda vez que eu passava por ali ficava observando as pessoas conversando com as mãos... os gestos rápidos da lingua dos sinais.

Mas a linguagem dos sinais pode ser muito mais ampla, ir além dos gestos e conceitos usados pelos surdos. Os bebês por exemplo... Eles falam através do corpo, diálogos silênciosos mas que dizem muito. O bebê chora para ser compreendido e os seus olhos muitas vezes dizem o que ele quer, se o agrada ou não.

Na verdade eu queria mesmo era falar sobre esta grande mania do italiano em usar os gestos como forte expressão comunicativa,todos sabem que eles falam com as mãos! O gesto na vida do italiano é muito importante, ele está se comunicando com o mundo, está dizendo algo. Gesticular serve para reforçar o sentido das palavras, tornando a comunicação verbal mais rica e expressiva. Os gestos ajudam a memória a representar o que está sendo dito, melhora a compreensão de um texto.

Para ilustrar coloquei algumas fotos:




O gesto acima pode significar: "não estou entendo", "o que você esta dizendo?" - mas para o gesto ser completo precisa balançar a mão para cima e para baixo, munhecar mesmo! :)


Ao contrario do que muitos pensam, o gesto acima não significa como no Brasil que a comida está gostosa ou "daqui óh!", mas sim que uma pessoa é homosexxual.



Para dizer que a comida é gostosa, basta colocar o dedo indicado na bochecha e gira-lo de um lado para o outro, como se quisesse fazer um buraco no rosto.



O gesto acima é para dizer que está tudo muito bem ou qualquer outra coisa no sentido positivo.

Bem pra completar, abaixo eu coloquei o endereço de dois videos que mostram alguns dos gestos mais usados. Engraçado é constatar o quanto estes gestos estão presentes no dia-a-dia da vida do italiano!

http://www.youtube.com/watch?v=jVCuyrPk7P4
http://www.youtube.com/watch?v=Va909UaKSVc

2 comentários:

Anônimo disse...

O que significado de morder a mão, mostrando os dentes.

mateus

Annita disse...

Mateus
Este gesto é muito comum quando a pessoa esta irritada com a outra, entao ela morde a mao para "calar" e nao dizer o que esta pensando.
Ou entao, para conter uma emoçao - como por exemplo:
Você diz ao teu filho enquanto morde a mão mostrando os dentes:
- Ai que vontade de morder esta bochecha fofa!!

Um abraço