14.9.10

Alfa, uma mulher-sujeito.

.



Ultimamente tenho ouvido falar muito do novo fenômeno, a Mulher Alfa. No reino animal existe uma ordem social hierarquica e o macho alfa/ fêmea alfa é o lider do grupo. É quem tem força, quem toma as decisões e tem autoridade, é o alfa a comer primeiro. É o chefe da manada. A mulher alfa nasceu para ser lider, é decidida e feminina; ela parece com a mulher moderna mas não é! Na verdade a mulher alfa nasce da mulher moderna, figura clássica dos anos 60 que lutou por independência e espaço. A diferença é que a mulher alfa não precisou enfrentar os obstáculos e dificuldades que a moderna enfrentou para ter controle da sua própria vida.

A mulher moderna é descolada, ela sabe conduzir a sua vida e inventar suas próprias regras, é durona se necessário, é bem sucedida e nem por isso fútil, feminista e feminina ao mesmo tempo. Deixou de ser a dona-de-casa e saiu para trabalhar, se impor na sociedade e ainda encontra tempo para cuidar dos filhos.

O filósofo francês Gilles Lipovetsky diz que este será o século da mulher-sujeito, ou seja, senhora da sua própria vida. Se prestarmos atenção vamos encontrar muitas mulheres alfas por ai, nas ruas, no governo, no nosso grupo de amigas. A mulher alfa é lider, exigente, decidida, feminina. Como a mulher moderna a alfa também procura o amor, mas se isso não acontecer ela segue sua vida sem culpas pois sabe que não precisa de um homem para se completar, é alto suficiente e não tem dúvidas sobre suas reais capacidades. Mas ela também é sensivel, delicada, também é vaidosa, assume e gosta de ser admirada pela sua beleza. Dan Kindlon as denominou "filhas da revolução feminista".

Há quem afirme que elas vieram para mudar o mundo!!

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG76795-6014-462,00-ELAS+VAO+MUDAR+A+ESTRUTURA+DAS+FAMILIAS.html


.


Um comentário:

Allan Robert P. J. disse...

Considerando que o mundo comandado pelos homens só causa guerras, consumismo, extremismo e destruição, que sejam bem-vindas!