13.4.11

Palio, trapos e disputas...

.



Com a chegada da primavera começam as manifestações a céu aberto... Sagras, feirinhas, mercados e eventos vários. Ainda lembro quando em 2002 estava organizando minha viagem de estudos em Siena, cidade mundialmente famosa pelo Palio. Muita confusão na cidade ao chegar no dia exato em que ocorreria a corrida e sob um forte sol de verão. A Piazza del Campo (principal da cidade) lotada, muita emoção estampada no rosto das pessoas... Eu não estava preparada para enfretar horas a fio debaixo daquele sol, também não tinha conhecimentos suficientes para compreender o que estava para acontecer... Na verdade, só os seneses podem compreender a dimensão deste evento. Então vou tentar explicar um pouco o que é o Palio para os italianos:

O Palio, do latim "pallium" que significa manta e indica um pedaço de tecido pintado, é uma competição entre bairros de uma cidade. É basicamente uma disputa com cavalos ou outros animais, embora existam também palio de barcos. O Palio é uma tradição fortemente vivida em muitas cidades italianas, muitas vezes inseridas nos programas das festas medievais.

O Palio mais célebre ao mundo é exatamente o de Siena, tradicional manifestação que acontece duas vezes no ano - 02 de julho e 16 de agosto. A corrida é feita a pelo e o cavalo pode vencer mesmo sem o seu "fantino" condutor!
O prêmio para o venceder é um pedaço de tecido pintado com representações significantes para a cidade. Viver o palio é algo único, como um ritual, uma tradição que passa de pai a filho, reviver uma antiga cultura, um momento de forte emoção.

Morando 3 meses em Siena, exatamente durante o verão e quando os ânimos do Palio estão altamente presentes em cada ãngulo da cidade, pude perceber melhor o que este evento significa para estas pessoas. Participei de jantares, manifestaões, palestras e estudos... presenciei cada etapa de preparação, o sorteio dos cavalos, missas e desfiles medievais. Então pude entender que para eles o palio é como o carnaval para o brasileiro. O carnaval das escolas de samba que passam o ano inteiro se preparando para aquele dia do desfile, escolhas de fantasia e música, montagem dos carros em 100% de dedicação. As pessoas respiram e vivem intensamente cada fase. E as lágrimas quando a escola entra para desfilar ou durante a apuração dos votos... é esta mesma emoção que o italiano vive o palio. Vi pessoas chorando de alegria e de tristeza, crianças e adultos... todos juntos.

Enfim... un evento da non perdere!! ;)

.

Nenhum comentário: