4.9.11

Visitando Chico Bento




(Duomo San Miniato)



     Quando morava no Brasil, em Juiz de Fora, vivia reclamando que a cidade era pequena como um ovo de codorna. Mal podia imaginar que um dia iria viver em uma cidadezinha tão pequena, bem mais pequena que um ovo de codorna! De uma cidade com 500mil/ hab a uma com 20mil/hab tem muita diferença não é mesmo??!

     Pois é, foi um inicio meio traumático! Morando em um lugar tão minúsculo onde todos se conhecem desde crianças, é normal que as pessoas saibam tudo o que você faz, comentem aqui e ali sobre as últimas fofocas. Lembram da revistinha em quadrinhos do Chico Bento e do seu primo da cidade, o Zeca? Pois é, eu me sentia assim... meio que o primo da cidade que foi morar na roça. Em San Miniato, por exemplo,existem 3 pubs dos quais um deles (que era o melhor em relação a musicas, pois tocava Jazz e Blues ao vivo) foi invadido por adolescentes e nada mais de musica live! Enfim, não é um lugar de muitas alternativas noturnas... mas acabei me acostumando a frequentar sempre o mesmo bar e ver sempre as mesmas pessoas. Quando queremos ver curtir uma noite diferente vamos em Florença, Pisa ou na região da Versilia (litoral toscano cheio de bares e discotecas à beira da praia). Mas existe um lado bom... como por exemplo, encontrar nas mercearias ou no próprio horto de casa verduras e legumes fresquinhos. Ou preparar a comida com macarrão e molho feitos em casa! Sem falar da vantagem de morar em um lugar que não tem engarrafamento.
     Nos dias livres posso pegar meu cachorro e fazer uma boa caminhada no bosque, respirar ar puro e observar a natureza. Ou levá-lo para brincar nos parques disponíveis aos amigos caninos. Se você tiver um pedacinho de terra, pode plantar ervas aromáticas ou tomates cereja para usar nas mais deliciosas receitas culinárias. Também é normal que as pessoas tenham galinhas no quintal, que plantem alfaces, rúcula, tomates, abobrinhas, etc. Compramos queijos e ricota diretamente do produtor, temos ovos frescos na geladeira - os do supermercado usamos para doces, no caso os outros tenham acabado. Comemos as frutas de estação colhidas da árvore. Sem falar dos salames e presuntos feitos pelo meu marido e o tio dele. Posso garantir que tudo isso tem um sabor realmente especial!

     Quando meus pais estiveram aqui, fomos colher no bosque amoras selvagens... eram tantas, estavam por todo lugar e à disposição de todos os passantes. E todas as vezes que iamos na casa dos meus sogros, eles se deliciavam comendo figo e ameixa diretamente do pé! Durante a primavera podemos colher aspargos nos bosques; no outono, colhemos funghi ou castanhas.

    Resumindo: moro na roça, e quando lembro da confusão das grandes cidades... penso:
Que vida boa esta do Chico Bento!!


.



Nenhum comentário: