22.2.10

O carnaval de sol, mar e folia.

A idéia era chegar em Cabo Frio e curtir o carnaval tranquila, pegar sol, caminhar na praia, beber água de côco para refrescar... Mas ai você vê as ruas lotadas de gente, muitas delas fantasiadas, a música à todo volume, blocos de rua... não tem como resistir. A alegria contagia e mesmo sem querer ou perceber de repente você está dançando.

Bem, eu não tenho fantasia... mas confesso que até bateu vontade de comprar uma. Deve ser a minha alma brasileira carnavalesca querendo aflorar! Então começo a pensar no maridão que está lá na fria Itália... ele iria adorar esta bagunça toda! E talvez, se ele estivesse aqui eu até teria animado cair na folia com ele!!!

Mas a decepção do carnaval foi ver que o sucesso do carnaval de rua não era o trio elétrico mas os carros que tocavam funk na maior altura, as pessoas em volta cantando aquelas letras sem sentido e dançando aquelas coreografias apelativas. Não falo por preconceito, tem funk que é bem legal e o ritmo é dançante. Falo isso pelo verdadeiro espírito carnavalesco, do samba, dos bailes de carnaval, do velho bate-bola, das fantasias costuradas com capricho, das marchinhas...

Mesmo assim é bom estar aqui, sentindo novamente a minha alma de foliã. E entre uma prainha e outra aproveito para fazer umas fotos para poder registrar um pouco de tudo isso para mostrar aos italianos.







(14 fev 2010 - domingo de carnaval)


Um comentário:

Juliana disse...

Olá!
Meu nome é Juliana, sou brasileira e atualmente resido na Itália.
Estou realizando uma pesquisa sobre "blogs de brasileiros descendentes de italianos que moram na Itália". Sou mestranda em Letras, Cultura e Regionalidade pela Universidade de Caxias do Sul-RS.
Vc é descendente de italianos? Conhece outros brasileiros descendentes que têm blogs?
Gostaria de pedir autorização para utilizar o conteúdo do seu blog para os meus estudos e, logo mais, gostaria também que respondesse a um questinário.
Por favor, me contate através do email netnografia@hotmail.com, ok?
Obrigada pela colaboração!