1.9.11

Paris, Vaidosa com razão!


Depois de exatos 10 anos, eis que volto em Paris. Desta vez não era inverno e no lugar do grande frio o verão nos presenteava com lindos dias de sol. Lembrava que era uma cidade afascinante, deslumbrante, poetica e romantica; mas tinha esquecido as emoções que ela provoca. Esta viagem foi duplamente emocionante, primeiro porque estava com minha familia (pais e irmão) e segundo porque estava passando por um momento dificil no meu casamento e estar ali mexeu profundamente meus sentimentos.

Cidade poetica, cada ângulo revela parte de uma história. Ao pé da Torre Eiffel ou na Ponte Alexander III (foto abaixo), diante do Louvre ou ao longo do Senna... tudo transpira beleza e romantismo. E como não lembrar que Paris é a cidade da elegancia, onde a moda alcança sua máxima expressão.


Bem...
Ficamos em um hotel a uns 300m da Torre Eiffel, aliás, viamos esta magnifica torre da janela do quarto! Bem, o quarto era tão pequeno que mal podiamos estar em duas pessoas... mas compensa pela localização (perto da torre, de vários cafés, restaurantes e metro). O café da manhã era simples, mas suficiente - um pouco francês e um pouco americano. Conseguimos uma promoção onde por três noites pagavamos somente 2 e com o café incluido. Realmente uma pexincha!! rsrs

Embora Paris seja conhecida pela cozinha refinada, nós encontramos dificuldade em comer bem!! Ótimos queijos, baguete deliciosa... mas o resto é complicado. Talvez nos faltasse informação suficiente e também preferimos permanecer aos arredores do hotel. Percebemos que em todos os restaurantes a comida é praticamente já pronta e deve somente ser aquecida para então ser montada no prato. Os preços até que eram razoáveis; um prato de bife, batata e salada custava uma média de 16euros. Bebidas a preços lunáticos, uma garrafinha de 500ml de água a 2 euros e uma latinha de Tonica a 6 euros é demais!! Pizza então nem se fala!!! Uma margherita custa de 8 a 10 euros, enquanto na Itália custa 5 euros. Muitas pessoas escolhem fazer refeições em lugares tipo Mc Donald's ou à base de sanduiches (afinal, de baguete eles entendem!). Antes que eu esqueça, não peçam garrafa de água mas simplesmente água. A palavrinha garrafa inflaciona o preço da água!!



Viajar em periodo de alta temporada é um grande problema, pois as enormes filas para museus, catedrais, torre, etc acabam tomando parte do seu dia. Devido a isso acabamos abrindo mão de entrar no Louvre e na Catedral de Notre-Dame. Para subir na Torre perdemos uma manhã inteira! Chegamos às 10h e a fila já era consideravelmente longa, sem falar do calor; mas depois de quase 2horas, finalmente conseguimos subir até o segundo andar ao preço de 8 euros - pois para ir ao terceiro e último deveriamos enfrentar mais um longa fila.

Esqueçam o mito de que os franceses não gostam ou não falam inglês. Não tivemos alguma dificuldade em nos comunicar, fosse em inglês, italiano ou espanhol. A verdade é que o europeu em geral fala mal inglês, um inglês britânico meio enrolado e mal pronunciado. E visto o número de turistas brasileiros, não me surpreendia quando algum vendedor arriscava um português bem pé de chulé!

No final da tarde muitas pessoas se reunem nos jardins em volta da Torre. Pic-nic, crianças brincando, casais brindando com garrafas de rosé, senegaleses vendendo falsificadas bolsas e miniaturas; enfim, todos esperando o grande espetáculo que acontece todas as noites. Aos 10 minutos antes de cada hora as luzes da Torre Eiffel se acendem, iluminando sua estrutura de metal como se fosse coberta de diamantes. Vaidosa, elegante, exibicionista; digam o que quiserem, ela é realmente afascinante.


 .

Um comentário:

Allan Robert P. J. disse...

Da França só não gosto do vinho rosè.
:)