30.7.10

Todo mês é um sofrer!

.

Todo mês... a cada 26 - 30 dias... ela chega e arrasa comigo!
Começa uma semana antes como um aviso ou um castigo... a tal TPM. E sem pedir licença me irrita, me dá nos nervos, e eu perco a noção de tudo e me descabelo... Como um animal raivoso saio mordendo e atacando quem encontro, sem destinção nem preconceito.

E vai que chega o dia... o dia do castigo maior, um sofrer, quase um morrer. Uma dor atroz e voraz que invade todo o ventre e me deixa sem forças. Trancada no quarto, esticada na cama, sem cor e sem disposição para nada... Falta de apetite, nauseas e a pressão que despenca. O mundo poderia acabar que eu não seria capaz de me mover daqui!

Comprimidos, massagens, chá, bolsa de água quente, simpatia, reza forte... vale tudo na esperança de estar melhor. Mas pouco funciona... e eu continuo destruida, sem reação, vencida.

Eis um trecho da poesia de Elisa Lucinda, Aviso à lua que menstrua:

Moço, cuidado com ela!
Há que se ter cautela com esta gente que menstrua...
Imagine uma cachoeira às avessas:
cada ato que faz, o corpo confessa

Cuidado, moço
às vezes parece erva, parece hera
cuidado com essa gente que gera
essa gente que se metamorfoseia
metade legível, metade sereia.

Cuidado com cada letra que manda pra ela!
Tá acostumada a viver por dentro,
transforma fato em elemento
a tudo refoga, ferve, frita
ainda sangra tudo no próximo mês.

Cuidado moço, quando cê pensa que escapou
é que chegou a sua vez!
Porque sou muito sua amiga
é que tô falando na "vera"
conheço cada uma, além de ser uma delas.

Nenhum comentário: